O espanhol Fernando Alonso venceu o Grande Prémio da Alemanha neste domingo liderando da pole position à bandeira xadrez, e ampliou para 34 pontos a sua liderança no campeonato. O atual campeão mundial Sebastian Vettel cruzou em segundo com seu Red Bull, ultrapassando o McLaren de Jenson Button na penúltima volta numa manobra polémica que os fiscais já estão a investigar.
O alemão Vettel, que ainda não venceu um GP em casa nem tampouco em julho, abriu muito e saiu da pista para passar o britânico.
A vitória de Alonso foi a 219ª da Ferrari e a terceira do espanhol na temporada. O piloto agora tem 154 pontos diante dos 120 do australiano Mark Webber, da Red Bull, que terminou em oitavo. Vettel, se os fiscais confirmarem a sua posição, tem 118 pontos após 10 das 20 provas do campeonato.
O pódio de Button foi um incentivo para ele e para a McLaren, depois de ambos penarem nas últimas corridas, mas foi ofuscado por Lewis Hamilton, que teve um pneu furado logo no início da sua centésima corrida e teve que abandonar a pista.
Alonso saiu na pole e conteve os avanços de Vettel e Button enquanto disparava para a vitória em um dia quente e seco, um contraste marcante com a chuva pesada que caiu durante os treinos classificatórios.
O bicampeão, que venceu na última vez em que uma prova foi realizada em Hockenheim dois anos atrás, cedeu a dianteira brevemente após a primeira de suas duas paradas nas boxes, mas fora isso dominou a corrida.
Webber, vencedor da prova anterior em Silverstone, largou em oitavo por conta de uma punição de cinco posições devida a uma troca de câmbio não autorizada.