Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Forças de paz do Chade disparam contra manifestantes na República Centro-Africana

As forças de paz do Chade dispararam contra uma multidão que se manifestava contra a sua presença em Bangui, a capital da República Centro-Africana, onde pelo menos nove pessoas foram mortas em violência interreligiosa, esta segunda-feira (23).

Os manifestantes disseram que os chadianos mataram uma pessoa e feriram várias outras. O confronto é o mais recente sinal da crescente tensão entre a população maioritariamente cristã de Bangui e as forças do Chade, complicando os esforços internacionais para aplacar a violência no enorme país africano, sem saída para o mar.

Os residentes acusam as tropas do Chade de tomarem partido em favor dos combatentes Seleka, que provocaram uma onda de saques, estupros e matanças depois de derrubarem o presidente François Bozizé, em Março.

Boa parte dos rebeldes Seleka é originária dos vizinhos Chade e Sudão. Combates esporádicos ocorreram em várias partes de Bangui entre homens armados do Seleka e milícias cristãs de autodefesa, chamadas de anti-balaka.

Um funcionário da Cruz Vermelha disse que pelo menos nove corpos haviam sido recolhidos, esta segunda-feira, das ruas da cidade, situada à beira do rio. Um integrante da missão de paz da União Africana (Misca) confirmou que as tropas chadianas entraram em confronto com manifestantes perto do aeroporto de Bangui, mas não deu detalhes.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts