Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fome ameaça habitantes de Natuco em Cabo Delgado

Mais de trezentas e cinquenta famílias da localidade de Natuco, distrito de Macúfi, na província de Cabo Delgado, poderão enfrentar uma crise alimentar nos próximos meses, devido à fraca produção na primeira época da presente campanha agrícola.

A queda irregular da chuva e inundações dos campos de produção são apontadas como as principais causas que provocaram a fraca produção agrícola, naquela região do litoral da província de Cabo Delgado.

O presidente da associação distrital dos camponeses em Mecúfi, António Mujupa, disse à Rádio Moçambique que mais de seiscentas machambas com diversas culturas do primeiro ciclo, principalmente cereais, foram afectadas pela irregularidade da chuva e inundações.

Para inverter a situação, de acordo com António Mujupa, a população é aconselhada a aproveitar as zonas baixas para a prática de hortícolas, enquanto aguarda pela chuva.

Enquanto isso, mais de uma centena de famílias da região de Mutefu, distrito de Machaze, em Manica, poderá enfrentar uma crise de fome, devido a destruição das suas culturas, por elefantes, no primeiro trimestre deste ano. O facto surge como resultado do conflito homem/fauna bravia que, para além de os paquidermes devastarem culturas numa área de cinquenta e dois hectares, destruíram casas e celeiros dos camponeses, noticiou a Rádio pública.

O director dos serviços distritais de actividades económicas em Machaze, Fernando Kingston, disse que as famílias afectadas receberam sementes de melhoradas para o cultivo em zonas baixas e foram sensibilizadas a vender parte dos seus animais para suprir o défice alimentar.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!