Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FMI simplifica seus empréstimos e reduz condições prévias

O FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou uma simplificação dos procedimentos para a concessão de seus empréstimos, com menos condições prévias, o que deve permitir à instituição distribuir ajuda com mais eficácia aos países em dificuldades.

“Estas reformas representam uma mudança importante no modo como o Fundo pode ajudar os Estados-membros, o que é particularmente necessário nestes tempos de crise mundial”, destacou o diretor-gerente do FMI, o francês Dominique Strauss-Kahn, citado em comunicado.

“Uma maior flexibilidade nos nossos empréstimos, além de condições simplificadas, nos ajudarão a responder de forma eficaz às necessidades variadas de nossos membros. E isso lhes permitirá, em retorno, atravessar a crise e retomar um crescimento duradouro”, continuou.

A principal janela desta reforma é a criação de uma nova modalidade de empréstimo, a linha de crédito flexível” (LCF), que visa países que o FMI considera bem administrados, com fundamentos, políticas e um histórico de adoção de suas políticas muito sólidos”.

Esta nova forma de empréstimos, sem critério de desempenho nem limite de valor, permitirá aos Estados-membros obter uma linha de crédito “por precaução”, sobre a qual poderão sacar no momento que considerarem necessário. O FMI disse que quer emprestar “apoiando-se em critérios preestabelecidos onde for apropriado”, mais do que sobre critérios de desempenho que condicionavam, até agora, a concessão de parcelas consecutivas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!