Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

FMI busca maior papel de supervisão e intervenção mundial

O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, anunciou nesta sexta-feira, durante discurso, em Washington, que a instituição pedirá mais poder de supervisão do sistema financeiro mundial, além de uma intervenção ampliada, para uma melhor detecção de potenciais riscos.

A solicitação será encaminhada aos Estados membros. “Há necessidade de que tenhamos um papel mais claro para detectar os riscos que pesam sobre a estabilidade econômica e financeira mundial”, destacou Strauss-Kahn, segundo cópia do discurso, a que a AFP teve acesso, e que será pronunciado no Comitê de Bretton Woods, em Washington.

Strauss-Kahn também informa que a instituição “está pronta para responder” a crises de liquidez mundiais, como a restrição do crédito, em 2008, que levou o Federal Reserve (Fed) a estabelecer linhas de intercâmbio de moedas com outros bancos centrais. “Neste contexto, estamos explorando diversas possibilidades, incluindo linhas de crédito a curto prazo, multinacionais, que o Fundo poderia colocar em prática ante uma crise sistêmica”, explica no discurso.

A longo prazo, o FMI “pode, inclusive, oferecer um ativo da reserva emitido mundialmente e que seria um tanto parecido com os Direitos Especiais de Giro (DEG), a atual reserva do Fundo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!