Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Fluxo de migrantes abala relações entre Sérvia e Croácia

A Sérvia ameaçou retaliar a Croácia, nesta terça-feira, depois que o governo croata suspendeu todo o tráfego de mercadorias na fronteira oriental, num momento em que as relações entre os dois países que integravam a extinga Jugoslávia estão tensas por causa do fluxo de imigrantes na divisa. Mais de 30 mil imigrantes, muitos deles refugiados da Síria, entraram na Croácia – país membro da União Europeia – desde terça-feira, quando a Hungria bloqueou a entrada deles na UE pela sua fronteira sul com a Sérvia, erguendo uma cerca de metal.

Depois que os refugiados entram em seu território, vindos da Macedónia, a Sérvia os encaminha em autocarros directamente à fronteira croata. A Croácia diz não ter condições de lidar com esse contingente e, em aparente retaliação, fechou todas as suas passagens por estrada na fronteira com a Sérvia, com excepção de uma delas, e impediu os camiões de entrar na rodovia Belgrado-Zagreb, uma das duas principais artérias usadas pela Sérvia para o oeste.

“Nós não somos tolos. Vemos o que eles estão a fazer”, disse o primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic, a repórteres.

A Sérvia e Croácia eram parte da Jugoslávia socialista, mas a Croácia separou-se em 1991 e travou até 1995 uma guerra contra os rebeldes sérvios apoiados pelo governo jugoslavo, de Belgrado.

Com uma fila de camiões a estender-se por 12 quilómetros na rodovia, a Sérvia convocou uma sessão extraordinária do gabinete para discutir possíveis “contra-medidas”.

“Estamos à espera de a UE reagir. Caso contrário, a Sérvia irá responder com calma, sem violar qualquer regra, mas vai demonstrar que a Croácia não pode torturar ou humilhar a Sérvia e destruir os negócios sérvios sem consequências”, disse o primeiro-ministro sérvio, Aleksandar Vucic.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!