Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

#FiqueEmCasa do Standard Bank exalta diversidade cultural e unidade nacional

sb-gruporm

A quarta edição do projecto #FiqueEmCasa, promovido pelo Standard Bank em parceria com a Televisão de Moçambique (TVM) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), associou o entretenimento e disseminação, através da música, de mensagens sobre a prevenção contra o novo Coronavírus às celebrações do 45° aniversário da Independência Nacional, assinalado no dia 25 de Junho, tendo como figura de cartaz o Grupo RM.

Para além deste agrupamento, o show live, que decorreu no dia 26, nas instalações da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da UEM, contou com a participação de outros artistas, tais como Isaú Meneses, Kaliza, Pureza Wafino, irmãs Domingas e Belita, para além da poetisa Arira Pontes, que declamou dois poemas, sendo um sobre a necessidade da observância das medidas de prevenção contra o novo Coronavírus e outro sobre a Independência nacional.

Tratou-se, na verdade, de um concerto de exaltação à diversidade cultural e linguística, bem como à unidade nacional, tendo em conta a representatividade dos artistas, que são provenientes das três regiões do País, nomeadamente Norte, Centro e Sul.

Apesar desta diversidade, as mensagens dos artistas tinham algo em comum: a necessidade de se apostar cada vez mais na prevenção, principalmente numa altura em que se assiste à subida do número de casos da Covid-19 no País, com enfoque para a província de Nampula e Cabo Delgado, cujas cidades capitais, Nampula e Pemba, respectivamente, já são consideradas áreas de transmissão comunitária.

Por isso, o director de Marketing e Comunicação do Standard Bank, Alfredo Mucavela, realçou a necessidade da consciencialização dos cidadãos sobre a prevenção, que assenta em três importantes medidas: a lavagem ou desinfecção das mãos, o uso da máscara e o respeito ao distanciamento social.

“O Standard Bank está a contribuir na luta contra esta pandemia, educando os cidadãos de modo a perceberem que estas medidas de protecção são muito importantes, sobretudo agora. Nunca foi tão importante observar estas medidas, como agora”, considerou.

E porque o concerto esteve, também, inserido nas celebrações do 45° aniversário da Independência Nacional, Alfredo Mucavela aproveitou a ocasião para enaltecer os feitos dos “jovens, homens e mulheres que se sacrificaram para que pudéssemos usufruir desta liberdade. Hoje somos livres porque houve quem abdicou de muita coisa para lutar pela independência. A estes heróis, vai o nosso muito obrigado”.

Já o principal vocalista do Grupo RM, Wazimbo, louvou a iniciativa do Standard Bank, promotor do projecto #FiqueEmCasa, pois, na sua opinião, trouxe uma outra forma de fazer arte.

“Este projecto trouxe-nos, acima de tudo, um aprendizado. Com a eclosão desta doença, aprendemos uma outra forma de estar e de trabalhar, levando a música aos nossos admiradores, através das plataformas tecnológicas. Até porque ficar em casa não faria muito sentido, sem a componente cultural e recreativa”, considerou Wazimbo.

Por seu turno, o director da ECA, João Miguel, referiu-se ao recurso à arte e ao entretenimento como um aspecto importante do projecto #FiqueEmCasa, pois, conforme explicou, “estes dois elementos têm uma forma muito específica de transmitir mensagens, neste caso sobre a prevenção contra a Covid-19, que é o objectivo desta iniciativa”.

“Através da música, em particular, as pessoas facilmente recebem melhor e assimilam as mensagens, e passam a agir de forma responsável, do que quando recorremos aos discursos. A sociedade vai moldar o seu comportamento e adequá-lo ao actual contexto, pois a música está presente em todas as dimensões da vida e tem um efeito mobilizador”, sublinhou João Miguel.

Importa realçar que a quarta edição do projecto #FiqueEmCasa, que contou com a soberba performance do Grupo RM, é uma iniciativa de cariz sociocultural que foi transmitida nas redes sociais do Standard Bank e ainda pela TVM e Rádio Universitária da UEM.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *