Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Financiamento externo reduz 89,2% em 2013

O financiamento externo ao Orçamento do Estado e programas de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique para 2013 deverá reduzir em cerca de 89,2%, para 57,4 milhões de meticais, segundo o ministro das Finanças, Manuel Chang.

 

 

Grande queda deverá ocorrer em donativos que passarão dos cerca de 34,7 milhões de meticais, em 2012, para 19,8 milhões de meticais, acontecendo o inverso na componente crédito que no período em análise Moçambique deverá beneficiar de cerca de 37,6 milhões de meticais, contra 29,6 milhões de meticais previstos para serem desembolsados até finais deste ano de 2012.

Chang aliou a redução do financiamento externo a Moçambique a efeitos negativos da crise da dívida que está a abalar alguns países da Zona Euro, frisando, entretanto, que, apesar desta situação, as propostas do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado de 2013 “dão primazia” às acções tendentes ao combate à pobreza no país.

Concretamente, ele disse que visarão a provisão de serviços sociais básicos, infraestruturas de água, estradas e energia eléctrica, enfatizando logo a seguir que as propostas do plano e orçamento para o próximo ano prevêem também o aumento de recursos alocados para o investimento distrital.

Projecções para 2013

Entretanto, outras projecções do Governo para 2013 indicam que a economia moçambicana deverá crescer em cerca de 8,4% e a inflação contida em torno dos 7,5%, enquanto as exportações deverão incrementar em cerca de 14%, face a 2012.

Chang deu estas informações durante a décima segunda sessão do Observatório de Desenvolvimento que reuniu representantes das instituições da chamada sociedade civil moçambicana, Governo e doadores externos para balanço do desempenho do Governo do primeiro semestre de 2012 e apresentação de linhas gerais das propostas do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado de 2013.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts