Estudantes finalistas universitários moçambicanos começaram já a deslocar-se aos distritos onde durante um mês vão desenvolver trabalhos voluntários, aliando a teoria com a prática. Ao todo, são 256 estudantes que vão trabalhar nos distritos no âmbito do projecto “Férias Desenvolvendo o Distrito” e grande parte já avançou.
Na quinta-feira, um grupo de 60 estudantes deixou a capital moçambicana com destino às províncias de Tete, Niassa e Cabo Delgado, para depois seguirem aos distritos onde vão trabalhar. De acordo com o Coordenador da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM), Henrique Cau, o último grupo parte aos distritos no próximo sábado. “Os últimos estudantes vêm de todas as províncias e vão trabalhar nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane”, referiu.
A iniciativa Férias Desenvolvendo o Distrito iniciou em 2005, tendo já abrangido 117 distritos do país, 489 estudantes finalistas e recém-graduados. A iniciativa resultou na colocação de 194 quadros nestas zonas. A mesma visa ajudar a desenvolver os distritos, considerados pelo governo moçambicano como sendo “pólos de desenvolvimento”, através da colocação de quadros qualificados. Os estudantes abrangidos nesta fase regressam no próximo dia 20 de Fevereiro.