O Chelsea, um dos clubes mais poderosos da liga inglesa, não poderá fazer contratações até Janeiro de 2011, segundo uma decisão da Fifa, motivada pela disputa com o Lens francês pela transferência do jovem avançado Gaël Kakuta.
A Fifa considerou culpado Kakuta, 18 anos, pelo rompimento do contrato, e o Chelsea por induzir o jogador a tomar a decisão, depois que o Lens pediu a intervenção da entidade, com o pagamento de uma compensação e punições aos supostos infratores.
“O Chelsea não poderá registrar jogadores, de qualquer nacionalidade, na totalidade dos próximos dois períodos de transferências seguintes à notificação da actual decisão”, decidiu a câmara do inquérito da Fifa, o que engloba os mercados de inverno e de verão de 2010.
A sanção terminará no mercado de Inverno (Hemisfério Norte) de 2011, que em Janeiro do mesmo ano. O único recurso de apelo para o Chelsea é o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS), segundo a Fifa. Em 2008, o Chelsea contratou Gaël Kakuta, então com 16 anos, forçando o adolescente a terminar o contracto com o Lens, segundo a Fifa.
Além de obrigar o jogador a pagar 780.000 euros em compensação ao Lens, a Fifa suspendeu Kakuta por quatro meses, período em que não poderá disputar partidas oficiais. O clube inglês terá que pagar 130.000 euros ao clube francês. Vice-campeão da Eurocopa Sub-17 em 2008 com a França, Kakuta fraturou uma perna e um tornozelo em Janeiro.