Um início de época à Campeão foi o que o Ferroviário de Maputo protagonizou na tarde deste domingo no campo do Costa do Sol frente aos donos da casa: cinco golos marcados um sofrido e uma exibição de encher os olhos dos poucos adeptos que presenciaram o primeiro jogo oficial da época futebolística em Moçambique onde estava em disputa a Supertaça.
O jogo começou com Ferroviário melhor em campo e a chegar várias vezes com perigo até a baliza do Costa do Sol contudo, e numa das poucas vezes que chegaram a baliza locomotiva Tó fez o primeiro golo do jogo estavam decorridos 37 minutos. A alegria canarinha durou apenas 2 minutos com Jerry, a passe de Luís, a restabelecer a igualdade com que se chegou ao intervalo.
Os campeões nacionais voltaram para o relvado para a segunda parte dispostos a mostrar que os títulos conquistados não foram obra do acaso. Jerry, de cabeça, deu a cambalhota ao marcador aos 55 minutos e um dos reforços de Chiquinho Conde, o brasileiro Ítalo, deu início a goleada marcando o 3-1 dez minutos mais tarde.
O Costa do Sol a esta altura era uma equipa desorientada, sem ritmo de jogo e sem frescura física para contrariar o bom jogo dos locomotivas que punham em campo toda a sua arte. Com naturalidade Michael, a psse de Luís, fez o melhor golo da tarde e aumentou o marcador para 4-1 a passagem dos 74 minutos. Ainda houve tempo para Luís mostrar a sua classe arrancando do meio campo fintou o guarda redes canarinho e fez a goleada final 5-1.
Chiquinho Conde, que junta assim mais um troféu, ao de Campeão Nacional e vencedor da Taça de Moçambique em 2009, disse que o segredo da vitória esteve no trabalho e competência dos seus jogadores “os jogadores entraram para jogar uma final e as finais são para serem ganhas” enfatizou o treinador dos locomotias de Maputo.
João Chissano reconheceu que o seu Costa do Sol esteve longe da equipa que pretende montar para esta época .“Ainda bem que a goleada aconteceu logo no primeiro jogo oficial da temporada assim a equipa irá trabalhar para rectificar os erros cometidos” acrescentou o técnico canarinho reconhecendo que a sua equipa falhou mais no meio campo onde deu muito espaço aos locomotivas para organizarem o seu jogo e chegarem a goleada, como há muito não se via em confrontos entre as duas equipas.