Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ferreira Gullar recebe Prêmio Camões 2010

Ferreira Gullar recebe Prêmio Camões 2010

O Prêmio Camões, a mais importante premiação literária de língua portuguesa, foi concedido este ano ao poeta brasileiro Ferreira Gullar, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Cultura de Portugal. “É para um grande homem da lusofonia que o Prêmio Camões rende homenagem”, declarou em uma coletiva à imprensa a ministra portuguesa de Cultura, Gabriela Canavilhas.

Nascido no dia 10 de setembro de 1930, José Ribamar Ferreira, conhecido como Ferreira Gullar, é “poeta, dramaturgo, cronista e tradutor, considerado entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes na atualidade”, disse Canavilhas.

A ministra falou ainda da importância de “sua atividade cívica e política como cidadão e autor”. Ferreira Gullar publicou sua primeira coletânea de poemas em 1949. “Dentro da noite veloz” e “Poema sujo”, da década de 1970, figuram entre suas obras mais famosas.

O Prêmio Camões, de 100 mil euros, foi criado em 1988 por Portugal e Brasil para homenagear autores lusófonos que tenham contribuído para enriquecer o patrimônio cultural e literário de língua portuguesa.

O prêmio foi outorgado antes aos portugueses Antonio Lobo Antunes (2007) e José Saramago (1995), ao brasileiro Jorge Amado (1994) e ao angolano Pepetela (1997).

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!