Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Farc concluem libertação de seis reféns na Colômbia

Dois colombianos que estavam sob o poder da guerrilha Farc foram entregues na quarta-feira a uma missão humanitária, concluindo a libertação de seis reféns prometida pelo grupo, segundo o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Os reféns libertados são o major da polícia Guillermo Solórzano e o suboficial do Exército Salín Antonio Sanmiguel. Os dois chegaram de helicóptero a Cali, de onde foram levados de avião para Bogotá.

Na semana passada, as Farc já haviam liberado quatro reféns à missão humanitária, que usa helicópteros cedidos pelo Brasil e é liderada pela ex-senadora Piedad Córdoba. Solórzano revelou que tentou fugir uma vez. Contudo, os guerrilheiros o encontraram e, como castigo, o acorrentaram por três anos. “Prenderam-me no pescoço e no tornozelo. Foram anos pesados, de muita caminhada”, disse o major de 35 anos, que permanecia sequestrado desde junho de 2007.

Sanmiguel também denunciou que recebeu tratamento degradante por parte das Farc. “Estive o tempo todo acorrentado”, declarou o militar de 27 anos, que estava em poder da guerrilha desde maio de 2008. Os dois foram libertados em boas condições de saúde, de acordo com seus familiares.

Solórzano e Sanmiguel deveriam ter sido soltos no domingo, mas o governo disse que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia passaram coordenadas erradas do local da libertação.

Nos três últimos anos, as Farc libertaram 20 reféns de caráter político, o que analistas veem como uma estratégia da guerrilha para manter seu protagonismo e melhorar sua imagem.

Quinze efetivos das Forças Armadas continuam sequestrados.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!