Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Faltam camas no Centro de Saúde de Mutuáli

Das 30 camas necessárias para o internamento de doentes no Centro de Saúde de Mutuáli, no distrito de Malema, na província de Nampula, apenas estão disponíveis 16, das quais quatro na Pediatria e 12 na Enfermagem Geral.

A situação tonou-se mais preocupante de há dias para cá devido ao aumento de enfermos que padecem de doenças resultantes da falta de higiene, sobretudo nesta época chuvosa, tais como diarreias e cólera. O director do Centro de Saúde de Mutuáli, Lourenço Muganiua, disse que alguns doentes dividem camas e outros dormem no chão.

“Neste momento, temos 24 doentes internados, sendo 13 padecendo de diarreias, sete de malária e quatro sofrem de diversas patologias”, disse o responsável, para quem em casos graves, os doentes são transferidos para as unidades sanitárias das vilas sede de Malema ou Cuamba, esta última na província do Niassa.

Este processo, segundo Lourenço Muganiua, é bastante tortuoso e dificulta o trabalho dos profissionais de saúde, principalmente porque a ambulância apresenta deficiências mecânicas que não permitem percorrer longas distâncias. O risco de a mesma envolver-se num acidente de viação é maior. A situação foi reportada às autoridades do governo distrital mas ainda não houve resposta.

 

Redacção Nampula

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts