Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Faleceu Jóta-Jóta, “crónico” capitão do Ferroviário de Maputo e da selecção de futebol de Moçambique (1952 – 2016)

Faleceu Jóta-Jóta

Foto de ArquivoFaleceu no princípio da noite desta sexta-feira(08), vítima de doença, Joaquim João Fernandes, o Jóta-Jóta, “crónico” capitão do Ferroviário de Maputo e da selecção de futebol de Moçambique, um dos maiores e mais carismáticos defesas-centrais de todos os tempo no nosso país.

Nascido em Mopeia, na província da Zambézia, há 64 anos, Jóta-Jóta marcou uma época e um estilo. Foi um regalo para quem o viu jogar, nos períodos áureos do nosso futebol pós-independência. A sua arma principal? A antecipação e a “adivinhação” dos lances. Mas tudo feito com estilo e elegância, evitando sujar os calções, segundo o jornalista desportivo Renato Caldeira.

Ao longo cerca de 20 anos de carreira, as suas qualidades de atleta íntegro e cidadão dedicado, valeram-lhe a medalha Nachingweia, Uma vez penduradas as botas, Joaquim João abraçou a carreira de treinador, exercendo com a mesma entrega as novas funções a que se propôs. Já foi adjunto nos Mambas e treinador principal em diversos clubes, da capital e do resto país tendo terminado a carreira a orientar o Ferroviário de Inhambane.

Não considerou uma despromoção, pois “O que importa é levar as ricas experiências acumuladas, a todos os cantos do país onde se jogue futebol” disse.

O que ele não entendia mesmo, é como no seu tempo ficava, nos dias que antecediam os grandes jogos, totalmente em estado de tensão, absorvido a pensar no que poderia acontecer na partida em questão. Hoje, muitos dos seus jogadores até descem ao relvado para o aquecimento, munidos de “fones” para ouvirem música! Sinais dos novos tempos…

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!