Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportações tradicionais vão crescer 4% em 2012

As exportações da castanha de caju, madeira, açúcar e tabaco, tidos como parte de produtos tradicionais nesta área, deverão contribuir com o correspondente a 4% em termos do crescimento das suas receitas, em 2012, face às do ano anterior de 2011.

No global, Moçambique poderá alcançar cerca de 3,020 milhões de dólares, em 2012, em receitas de exportação, contra 2,574 milhões de dólares encaixados em 2011, o que representará um crescimento de 17% comparativamente ao valor do ano passado.

A subida do nível de exportações em 2012 será impulsionada pelo desempenho do subsector dos grandes projectos, onde se espera um aumento de 22% para uma receita anual bruta de 2,384 milhões de dólares, impulsionadas principalmente pela colocação no exterior de carvão mineral de Tete, segundo o Instituto para Promoção das Exportações (IPEX) do Ministério da Indústria e Comércio (MIC).

Importações

Por seu turno, as importações vão subir 11%, em 2012, comparativamente a 2011, alcançando uma cifra de pouco mais de 4,289 milhões de dólares, resultante do aumento das importações dos grandes projectos e dos restantes sectores que não fazem parte desta categoria em 6 e 13%, respectivamente.

A produção global para 2012 indica para um crescimento de 8,5%, projecção fundamentada pelo desempenho positivo dos sectores de Agricultura, Transportes e Comunicações, Indústria, Comércio e Pescas.

Contribuirá ainda para este crescimento o desempenho do sector financeiro, cuja dinâmica espelha o comportamento do sector produtivo a registar melhorias reflectindose no aumento do volume do crédito concedido.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!