Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Explosões no sul das Filipinas matam quatro pessoas e ferem 25

Pelo menos quatro pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas nesta quinta-feira nas explosões de duas bombas nas províncias de Basilan e de Cotabato do Sul, no sul das Filipinas, informaram fontes oficiais.

Um deles explodiu ao lado do veículo de Abdubaki Akhibon, tenente de prefeito de Isabela, capital de Basilan, e matou quatro pessoas e feriu seis. As vítimas mortais são a equipe de segurança do tenente de prefeito, detalhou o porta-voz do Exército, Roy Vincent Trinidad, à emissora filipina “GMA”.

O carro estava em frente à residência da prefeita de Isabela, Cherrylyn Akbar. As autoridades investigam se a explosão foi um ataque directo ao vereador ou se teria outro alvo. Outras 19 pessoas ficaram feridas após a explosão de uma bomba num autocarro que circulava por uma estrada nos arredores da cidade de Polomolok, em Cotabato do Sul, em Mindanao.

A investigação preliminar atribuiu a explosão a uma bomba improvisada escondida no compartimento de bagagens, na parte posterior do autocarro, que foi detonada à distância com um telefone celular.

As autoridades locais citadas pelo jornal filipino “Star” acreditam que este segundo ataque faz parte de uma campanha para extorquir dinheiro do dono da companhia de autocarros.

O sul das Filipinas é cenário frequente de ataques e atentados, e arrasta um conflito separatista islâmico que já deixou entre 100 mil e 150 mil mortos desde 1970, o que paralisou o desenvolvimento de uma região rica em recursos naturais.

Embora o governo tenha assinado a paz com a Frente Moro de Libertação Islâmica (FMLI), a maior organização muçulmana em armas do país, vários grupos rebeldes permanecem activos, como Abu Sayyaf e os Lutadores pela Libertação Islâmica do Bangsamoro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!