Uma explosão ocorrida no centro de Praga, esta Segunda-feira (29), provavelmente causada por gás, deixou cerca de 40 pessoas feridas e forçou o isolamento de edifícios vizinhos, incluindo o Teatro Nacional, disseram as autoridades.
A explosão num edifício de frente para o rio Moldava, a apenas alguns metros do teatro do século 19, foi ouvida até no Castelo de Praga, a cerca de 1,6 km de distância.
Um porta-voz da polícia disse que a explosão provavelmente foi causada por gás e que havia cerca de 15 pessoas no interior do prédio, onde ficava um escritório da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e uma galeria de arte.
“Estimamos que cerca de 40 pessoas ficaram feridas”, disse Zdenek Schwarz, chefe dos paramédicos de Praga, à televisão tcheca. “São ferimentos leves na maioria, cortes, contusões, lesões causadas por vidro. Estimamos não mais de quatro feridos graves, mas esta é uma informação preliminar”, disse.
Uma porta-voz do serviço de emergências disse que algumas pessoas podem ter ficado presas no prédio. Uma testemunha da Reuters no local viu cerca de uma dúzia de pessoas a serem tratadas pelos serviços de emergência.
“Eu estava sentado calmamente no meu apartamento, a fazer café. Então houve uma explosão incrível. Pensei que o prédio fosse cair. Olhei pela janela, e só havia poeira em todos os lugares”, disse Venceslava Sehnotkova, um aposentado que vive nas proximidades, à Reuters TV.
A explosão estourou algumas janelas dos edifícios vizinhos, incluindo o histórico Cafe Slavia. O prédio onde ocorreu a explosão também abriga a escola de cinema de Praga e a faculdade de ciências sociais da Universidade Charles.
Um porta-voz dos bombeiros disse que não houve relatos de mortes. Várias ruas ao redor do local foram isoladas pela polícia. Domingo, parte de um edifício residencial de cinco andares desabou – possivelmente por causa de uma explosão de gás – na cidade francesa de Reims, matando três pessoas e ferindo 14, disseram as autoridades.