Uma nova explosão devido a acumulação de gases numa mina subterrânea de carvão no centro da Colômbia deixou cinco mortos na terça-feira, uma semana depois que outros 21 perderam a vida num acidente semelhante em outra reserva, informou o governo.
O governo do presidente Juan Manuel Santos anunciou uma profunda revisão da legislação de mineração, um esforço para reduzir os acidentes e a mortalidade no setor, considerado um dos mais importantes e dinâmicos da economia colombiana.
O novo acidente aconteceu na mina La Escondida, na zona rural do município de Sutatausa, no departamento de Cundinamarca, 50 quilômetros ao norte de Bogotá, afirmou o Instituto de Geologia e Mineração (Ingeominas). “De acordo com o boletim preliminar, aconteceu uma explosão nessa mina, aparentemente provocada por gás metano, deixando até o momento cinco pessoas mortas”, afirmou o instituto em comunicado.
A mina produz carvão para o consumo interno e está distante das grandes reservas controladas por multinacionais como BHP Billiton, Anglo American, Xstrata, Drummond e Glencore. Agentes da Cruz Vermelha e da Defesa Civil, com o apoio da polícia do Exército, resgataram as vítimas fatais.