Um suicida que conduzia um micro-autocarro cometeu um atentado na área externa de um café, num bairro de maioria xiita muçulmana na capital iraquiana, este domingo (20, matando pelo menos 38 pessoas, disseram a polícia e os médicos.
Ainda neste domingo, pelo menos 12 pessoas foram mortas numa série de ataques suicidas contra o pessoal de segurança em prédios do governo no início do dia, disse a polícia.
A violência no Iraque, que havia diminuído depois de atingir um clímax entre 2006 e 2007, agora está a subir de novo, com mais de 7.000 civis mortos este ano, de acordo com o monitoramento do grupo Iraq Body Count.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade para qualquer um dos ataques, mas os xiitas são vistos como apóstatas por militantes sunitas, cuja insurgência reviveu este ano.
A explosão na noite de domingo ocorreu no bairro Amil , em Bagdad. “O café estava cheio de pessoas que assistiam a um jogo de futebol e outros que fumavam shisha, quando um micro-autocarro passou por cima da calçada e explodiu logo na entrada do café”, disse Ali Mahdi, um policial qua patrulhava as proximidades.