Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Explosão de bombas mata 9 e fere 34 pessoas em duas cidades do Iraque

Dois carros-bomba e uma outra explosão mataram pelo menos nove pessoas no Iraque, esta Quarta-feira (15), disseram as autoridades e fontes do sector de segurança.

Esses são os mais recentes desdobramentos numa onda de ataques que provoca o medo de retorno da violência sectária no país.

A primeira bomba explodiu num distrito comercial na cidade de Baquba, 65 quilómetros a nordeste de Bagdad, apenas horas depois de os moradores reunirem-se para o fim do jejum do Ramadão, disseram as fontes.

Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas na cidade, situada na província central de Diyala, disseram as fontes policiais e hospitalares. Um carro-bomba explodiu logo depois na cidade de Muqdadiya, também em Diyala.

Quando as pessoas juntaram-se para ver o que havia ocorrido, um segundo artefacto foi detonado, segundo as fontes da polícia e o prefeito local. Sete pessoas morreram e 25 ficaram feridas, disseram as fontes.

A segurança foi visivelmente reforçada no Iraque, esta semana, antes do fim do Ramadã, período para o qual os insurgentes podem planear um grande ataque, de acordo com a avaliação dos analistas e autoridades.

Os militantes muçulmanos sunitas lançaram uma onda de ataques contra alvos muçulmanos xiitas para tentar provocar uma onda de violência sectária como a que matou dezenas de milhares de pessoas em 2006-2007 e também derrubar o governo do país, liderado pelos xiitas.

Os especialistas em questões de segurança dizem que uma organização ligada à rede Al Qaeda está revigorada por dinheiro e armas que provêm dos combatentes na guerra da vizinha Síria.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!