Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exército nigeriano resgata mais de 300 reféns do Boko Haram

O exército da Nigéria afirmou ter resgatado 338 reféns do grupo terrorista Boko Haram, a maioria menores de idade, durante uma ofensiva no estado nortista de Borno, o principal reduto dos jihadistas.

A operação aconteceu em acampamentos do Boko Haram nas aldeias de Bulajilin e Manwashe, muito próximos da floresta de Sambisa, principal refúgio dos rebeldes, explicou o porta-voz do exército, coronel Sani Usman.

Todos os reféns, 192 crianças e adolescentes, 138 mulheres e oito homens, foram levados à cidade de Mubi, no estado de Adamawa, também no norte.

Segundo o porta-voz militar, durante a operação 30 jihadistas foram mortos e os militares apreenderam armas e munição que pertenciam à milícia islâmica. “O sucesso destas operações e emboscadas debilitaram os terroristas e salvaram a vida de muitas vítimas inocentes”, destacou.

O exército nigeriano intensificou a sua campanha contra os terroristas depois de o presidente, Muhammadu Buhari, ter dado em agosto um prazo de três meses para derrotar o Boko Haram.

Pelo menos 1.600 civis foram assassinados desde junho em ataques do Boko Haram em Nigéria, Camarões, Chade e Níger, segundo números da Amnistia Internacional (AI).

Há meses estes quatro países, mais o Benin, finalizam os detalhes de uma força multinacional com base em N’djamena (no Chade) que irá contar com 8.700 soldados e que deveria ter começado a operar no final de Julho.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!