Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exército anuncia fim de “Operação Restaurar Legalidade” no Zimbabwe

Os serviços de defesa e segurança do Zimbabwe anunciaram, esta segunda-feira, o fim da “Operação Restaurar a Legalidade” que desembocou na mudança de regime neste país da África Austral.

Durante uma conferência de imprensa no Campo Josiah Magama Tongogara, o comandante do Exército Nacional do Zimbabwe, general Philip Valerio Sibanda, declarou que “a Operação Restaurar a Legalidade” atingiu o seu objetivo de “deter os criminosos na entourage do antigo Presidente” e que hoje “uma nova guarda está instalada no país”.

O general Sibanda, rodeado por outros membros dos serviços de segurança, indicou igualmente que a Polícia retomou as suas funções normais.

“Alguns criminosos que escaparam estão a denegrir o país, mas devem ser ignorados”, acrescentou, convidando os Zimababweanos a ficar unidos e pacíficos enquanto o país prepara eleições para 2018.

O Exército tomou o controlo do país, a 15 de Novembro último, depois de ter instalado veículos blindados na capital, Harare, na noite anterior. A sua acção desembocou na demissão, a 21 de Novembro, do Presidente Robert Mugabe, aos 93 anos, depois de 37 anos de poder.

O seu antigo Vice-Presidente, Emmerson Mnangagwa, de 71 anos, tomou posse a 24 de Novembro passado, prometendo “trabalhar rapidamente” e sublinhando que o país necessita de todas as energias para ter êxito.

Robert Mugabe, heroi da libertação, que passou vários anos na prisão, combateu o racismo e o colonialismo, conduziu o Zimbabwe à independência em 1980.

O país registou sucessos económicos durante os seus primeiros anos de poder antes de as más políticas, a corrupção e a ditatura entre, outras práticas, engendrarem uma degradação da situação económica do país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!