Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exames do ensino técnico decorrem normalmente em Maputo

As provas de avaliação final dos alunos do ensino técnico profissional que iniciaram, esta Segunda-feira (29), em Moçambique, estão a decorrer normalmente na cidade de Maputo e até agora não há registo de fraude.

Esta garantia foi dada pelo director adjunto da Educação e Cultura da cidade de Maputo, Alfredo Nahia, falando, Terça-feira (30), em conferência de imprensa sobre este processo que irá decorrer até o dia 14 de Dezembro, tendo iniciado, Segunda-feira, com os alunos do ensino técnico.

“A Direcção da Educação e Cultura está organizada com técnicos, professores, directores e directores adjuntos num processo de supervisão para que os exames decorram de forma condigna”, disse Nahia.

“Para isso acontecer, ao nível das escolas, os directores e os professores foram preparados para que os estudantes cheguem a tempo e os professores vigilantes trabalhem de modo a minimizar ou evitar a ocorrência de fraudes”, acrescentou.

Na cidade de Maputo, capital moçambicana, 141.801 alunos de diferentes níveis serão submetidos a exames, sendo 2.506 de alfabetização; 33.914 da quinta classe; 38.030 da sétima; 41.950 da décima; 16.212 da 12/a classe e 9.190 do ensino técnico profissional.

Para dar lugar às avaliações, os alunos de classes sem exames encerraram o seu ano lectivo na Sexta-feira última e algumas das suas salas agora estão a servir aos examinandos.

“A logística que envolve a recepção, distribuição, realização, tanto na escola, como no distrito e aqui na DEC (Direcção da Educação e Cultura) está assegurada e esperamos que até o dia 14 de Dezembro telinforma 31.10.12 pag.2 tudo tenha decorrido muito bem”, salientou a fonte.

Uma das províncias com maior rede escolar, a cidade de Maputo conta com 293 escolas, 105 das quais do sector público.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts