Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ex-negociador nuclear anuncia candidatura à Presidência do Irão

Um ex-negociador nuclear iraniano anunciou, esta Quinta-feira (11), que vai concorrer à Presidência do país, o candidato mais moderado até agora a tentar suceder Mahmoud Ahmadinejad nas eleições previstas para Junho e dominada pelos conservadores.

Hassan Rowhani, 64 anos, era chefe do poderoso Conselho de Segurança Nacional Supremo sob os presidentes Ali Akbar Rafsanjani, considerado um mestre da política em vez da ideologia, e Mohammad Khatami, que pressionou por amplas reformas sociais e políticas.

Rowhani, um clérigo muçulmano, presidiu negociações com a Grã-Bretanha, França e Alemanha, que fizeram o Irão concordar em suspender actividades relacionadas ao enriquecimento de urânio entre 2003 e 2005. Ele renunciou depois de Ahmadinejad tomar posse em Agosto daquele ano.

O trabalho nuclear foi retomado e Rowhani foi ridicularizado por ser muito tolerante em negociações. Durante dois mandatos de Ahmadinejad, as tensões com o Ocidente sobre o programa nuclear do Irão pioraram, com os Estados Unidos e a Europa a imporem sanções ao seu petróleo e bancos por suspeitas de que Teerão está a buscar armas atómicas, o que o país nega.

“Precisamos de uma nova gestão para o país, mas não com base no conflito, na inconsistência a lutar e corroer a capacidade doméstica, mas através da unidade, do consenso, e a atrair pessoas honestas e eficientes”, disse Rowhani a um grupo de partidários, esta Quinta-feira, relatou a agência de notícias iraniana Mehr.

As eleições de Junho são as primeiras votações presidenciais do Irão desde 2009, quando os protestos de rua eclodiram contra a disputada reeleição de Ahmadinejad.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!