Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ex-diretor-geral de empresa petrolífera camaronesa condenado a 30 anos de prisão

O ex-director-geral da Empresa Camaronesa de Depósitos Petroleiros (SCDP), Jean Baptiste Nguini Effa, e alguns dos seus antigos colaboradores acusados de desvios de fundos públicos foram condenados de 10 a 30 anos de prisão pelo tribunal de grande instância do Litoral por desvio de fundos, soube a PANA de fonte judicial em Yaoundé.

Além de Jean Baptiste Nguini Effa, que foi condenado a 30 anos de prisão, três dos seus co-réus e ex-colaboradores foram condenados a diversas penas de prisão, enquanto dois outros empregados da SCDP foram absolvidos.

Onana Ndzié, ex-director administrativo e financeiro da empresa, foi condenado a 13 anos de prisão, Jean Nguéyé Makongo, ex-director financeiro e contabilista, a 12 anos de prisão e Marc Thierry Etoundi, ex-tesoureiro da SCDP, a 10 anos de prisão.

Além de os bens dos acusados já terem sido apreendidos, os condenados deverão pagar à SCDP solidariamente a soma de 884 milhões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 530 francos CFA).

Os réus são acusados de levantamentos bancários não injectados na caixa e que estimam-se a 882 milhões de francos CFA, de fundos bloqueados para a organização de reuniões dos Conselhos de Administração e das Assembleias Gerais num montante de 99 milhões de francos CFA.

Eles são acusados igualmente da compra não autorizada de três veículos, do pagamento fraudulento de prestações a empresas, do desvio dos fundos das cerimónias de entrega de medalhas aos empregados da SCDP e de locação de veículos da empresa a terceiros.

O caso Jean Baptiste Ngnini Effa contra o Estado dos Camarões remonta a Agosto de 2009 quando ele foi detido em Douala, onde reside, no quadro da operação “Epervier”, cujo objectivo é o saneamento da moral pública e a luta contra a corrupção .

Jean Baptiste Nguini Effa tinha sido nomeado director-geral da SCDP a 21 de Março de 1994 pelo chefe de Estado, Paul Biya.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts