Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Evitar acúmulos de água previne a dengue

Trinta e duas pessoas padecem de febre dengue na cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado, de acordo com os dados do Ministério da Saúde (MISAU), actualizados esta semana, garantiu ao @Verdade Lorna Gujral, do Departamento de Epidemiologia naquela instituição do Estado, para quem a melhor forma de se evitar a doença é combater os acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.

Segundo a nossa interlocutora, Cabo Delgado registou de 20 de Fevereiro a 21 de Abril corrente, 32 casos suspeitos do dengue, dos quais foram confirmados laboratorialmente 20 e, felizmente, mão há registo de óbitos. Entretanto, alerta-se para que não se acumule água recipientes tais como latas, vasos, jarros de flores, cisternas, dentre outros que possam servir de habitat do mosquito causador da doença.

Semanalmente, segundo Lorna Gujral, os recipientes devem ser vazados e enchidos novamente de modo a evitar que o mosquito ponha ovos nesses locais. A dengue é uma doença infeciosa transmitida pela picada de mosquitos da espécie “Aedes aegypti” e que existe em quatro subtipos de manifestações do vírus: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Lorna Gujral explicou-nos que as províncias já foram orientadas no sentido de intensificarem a vigilância desta enfermidade. “As actividades de prevenção e controlo do dengue incidem fundamentalmente no controlo do vector uma vez que se trata de uma doença provocada pela picada do mosquito do género Aedes. Sensibilizamos a população para usar as redes mosquiteiras”.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!