Considerada antes do Campeonato Europeu (Euro) de futebol como favorita entre as selecções do grupo D para conseguir uma vaga nos oitavos de final, a Espanha confirmou tal condição nesta sexta-feira ao vencer a Turquia com o placar mais amplo do torneio até o momento, 3 a 0, no estádio Allianz Riviera, em Nice.
O placar do jogo foi aberto em cabeceio de Morata, após cruzamento de Nolito, aos 33 minutos do primeiro tempo.
Três minutos depois, Nolito recebeu de Fàbregas e marcou o segundo em toque rasteiro no canto do guarda-redes.
Logo aos dois minutos do segundo tempo, Morata fez mais um após receber passe de Jordi Alba.
A vitória classificou os espanhóis com uma rodada de antecedência. A “Fúria” ocupa a liderança do grupo, com seis pontos, e só pode ser ultrapassada pela Croácia, que tem quatro e é a próxima adversária da Espanha.
Derrotada pela segunda vez, a Turquia permanece sem pontuar, atrás da República Checa, que tem um ponto, e sonha com uma vaga na próxima fase entre os quatro melhores terceiros colocados.
Além da classificação e da goleada, o jogo representou outro feito para a selecção espanhola. Com 134 partidas, o defesa Sergio Ramos tornou-se o jogador de linha que mais vezes defendeu a Espanha.
Sem sofrer golos nos dois primeiros jogos, a selecção espanhola chegou a 14 partidas de invencibilidade no torneio continental. O último resultado negativo ocorreu em 20 de Junho de 2004, com a derrota por 1 a 0 para Portugal, em Lisboa.