A Alemanha desperdiçou um número tão grande de oportunidades de marcar que poderia ter lhe rendido uma ampla goleada, mas conseguiu vencer a Irlanda do Norte nesta terça-feira por 1 a 0, no estádio Parc des Princes, em Paris, e garantiu a liderança do grupo C do Campeonato Europeu (Euro) de futebol, pelo qual também avançou aos oitavos-de-final a segunda colocada Polónia, que bateu a Ucrânia pelo mesmo placar.
A vitória dos alemães carimbou ainda o passaporte à próxima fase de Croácia, Hungria e Eslováquia por outras chaves, no mínimo entre as melhores terceiras colocadas.
O único golo da partida foi marcado por Mario Góomez, escalado como titular pela primeira vez na partida da terceira jornada. O jogador da Fiorentina balançou as redes aos 30 minutos do primeiro tempo. Ele, Thomas Müller e Mario Götze, especialmente, foram os responsáveis pelas chances não-aproveitadas pelos campeões do mundo.
Com a vitória, os alemães chegaram a sete pontos, assim como a Polónia, mas leva vantagem no saldo de golos. Os comandados de Joachim Löw aguardam a definição da lista dos quatro terceiros colocados que avançarão de fase para saber o seu próximo adversário.
O mais provável, de acordo com o cruzamento estabelecido pela Uefa, é que ele seja a Eslováquia, que ficou com o terceiro posto no grupo B. Outro rival possível, mas com chances bem menores de encontro, é a Albânia, terceira do grupo A.
A Irlanda do Norte também está na mesma espera agoniante, já que tem três pontos, e precisa que dois dos três terceiros colocados que ainda serão definidos, dos grupos D, E e F, não superem os três pontos, para seguir com chance de avançar e encarar França ou País de Gales.
Como os norte-irlandeses estacionaram nos três pontos, igualando a pontuação da Albânia, terceira do grupo A, as selecções que tem quatro pontos actualmente e não correm risco matemático de ser último classificados do grupo, estão nos oitavos. É o caso de Croácia, Hungria, além da Eslováquia, que já encerrou participação no grupo B.
A Polónia é outra que se classificou, com a segunda colocação do grupo C. A selecção do Leste Europeu, além disso, é a protagonista do primeiro confronto definido na próxima fase, em que encarará a Suíça, vice-líder do grupo A.