Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

EUA contentes com aplicação de USD 9,6 milhões por Moçambique

O rendimento da produção agrícola está em incremento no país devido à aplicação correcta dos cerca de USD 9,6 milhões pelas autoridades do Ministério da Agricultura.

 

Fonte competente da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Maputo indicou que devido à sua satisfação, em breve, mais um novo crédito deverá ser aprovado para Moçambique com o mesmo propósito para os próximos cinco anos, realçando que o crédito vai ainda ser aplicado para o aumento da renda familiar e maior facilidade de acesso aos mercados agrícolas.

 

O algodão e tabaco são culturas que apresentaram maiores ganhos aos camponeses. Entretanto, a mesma fonte indica, por outro lado, que se regista uma maior apetência das famílias das zonas rurais em apostar na pesca e produção de carvão vegetal nas regiões Centro e Norte de Moçambique.

Conflitos

Em relação ao projecto de criação de Bolsas de Mercadorias de África para facilitar as transacções comerciais entre os países africanos, a Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID) indica que a iniciativa não está a ser bem sucedida, devido a conflitos de interesses entre as partes envolvidas e fragilidades dos mercados.

Para inverter o cenário, a USAID recomenda acções de estímulo para maior participação de instituições financeiras e intervenção dos governos da região para as bolsas de mercadorias da África Austral serem mais eficientes.

Refira-se que Moçambique, Zâmbia e Malaui pretendem criar a sua Bolsa de Mercadorias.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!