O rendimento da produção agrícola está em incremento no país devido à aplicação correcta dos cerca de USD 9,6 milhões pelas autoridades do Ministério da Agricultura.
Fonte competente da Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Maputo indicou que devido à sua satisfação, em breve, mais um novo crédito deverá ser aprovado para Moçambique com o mesmo propósito para os próximos cinco anos, realçando que o crédito vai ainda ser aplicado para o aumento da renda familiar e maior facilidade de acesso aos mercados agrícolas.
O algodão e tabaco são culturas que apresentaram maiores ganhos aos camponeses. Entretanto, a mesma fonte indica, por outro lado, que se regista uma maior apetência das famílias das zonas rurais em apostar na pesca e produção de carvão vegetal nas regiões Centro e Norte de Moçambique.
Conflitos
Em relação ao projecto de criação de Bolsas de Mercadorias de África para facilitar as transacções comerciais entre os países africanos, a Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID) indica que a iniciativa não está a ser bem sucedida, devido a conflitos de interesses entre as partes envolvidas e fragilidades dos mercados.
Para inverter o cenário, a USAID recomenda acções de estímulo para maior participação de instituições financeiras e intervenção dos governos da região para as bolsas de mercadorias da África Austral serem mais eficientes.
Refira-se que Moçambique, Zâmbia e Malaui pretendem criar a sua Bolsa de Mercadorias.