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EUA concedem 8 bi USD para incentivar produção de carros limpos

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira a conceção de oito bilhões de dólares para ajudar três montadoras a investirem em veículos que permitam economizar energia. A Ford ficou com quase 75% desta ajuda, mas a japonesa Nissan também ganhou 1,6 bilhão de dólares para investir na sua produção nos Estados Unidos, e a pequena montadora californiana Tesla conseguiu 465 milhões de dólares – uma quantia significativa para seus padrões – para adiantar seu projeto de uma berlina 100% elétrica, a Model S.

Estas somas representam parte de uma verba de 25 bilhões de dólares aprovada pelo Congresso para incentivar a indústria automobilística a desenvolver modelos limpos ou menos exigentes em energia. Outros empréstimos serão concedidos nos próximos meses “a montadoras de carros pequenas e grandes e a fabricantes de peças”, anunciou em comunicado o Departamento da Energia.

 O secretário da Energia, Stephen Chu, se deslocou a Michigan (norte dos EUA), feudo da indústria automobilística americana, para anunciar esta ajuda, como parte da tentativa do governo de Barack Obama de resgatar o setor e de promover uma política industrial mais respeitosa do meio ambiente e menos dependente do petróleo.

“Temos uma oportunidade histórica para ajudar a fazer com que a próxima geração de carros e veículos pesados menos exigente em combustível seja produzida nos Estados Unidos”, afirmou o presidente americano, citado esta terça-feira em comunicado. Obama ressaltou que esta ajuda facilitará o respeito das novas normas de consumo definidas pela administração no mês passado, que serão aplicadas progressivamente a partir de 2012.

A ideia é que o consumo médio dos carros particulares passe dos atuais 9,41 litros para 100 km a 6,63 litros para 100 km daqui a 2016. O diretor-geral da Ford, Alan Mulally, frisou que utilizará os 5,9 bilhões de dólares para desenvolver veículos híbridos e elétricos.

A quantia emprestada por Washington representa quase metade do plano de investimento de 14 bilhões de dólares em sete anos que a Ford dedica ao desenvolvimento de veículos de alta tecnologia. Presidente da única grande montadora americana que não recorreu à ajuda federal para garantir sua sobrevivência, Mulally explicou à rede de televisão CNBC que vê a verba anunciada hoje como um reconhecimento de suas tecnologias, mas também de seu “plano empresarial”, que prevê o retorno ao positivo em 2011.

A Nissan, por sua vez, explicou que utilizará a verba para modificar sua fábrica de Smyrna, no Tennessee (sul dos EUA) para produzir veículos elétricos funcionando com baterias de lítio-íon. A montadora ressaltou que começará a vender no mercado norte-americano carros elétricos fabricados no Japão a partir de 2010, dois anos antes do início previsto para a produção da unidade de Smyrna.

A Tesla, que já vendeu mais de 500 unidades de seu modelo desportivo todo elétrico Roadster, frisou que a maior parte de sua verba servirá para financiar a produção da Model S, que deve começar no fim de 2011.

A General Motors e a Chrysler, as duas montadoras americanas que receberam dezenas de milhares de dólares para sobreviver e estão em plena reestruturação, não obtiveram qualquer ajuda no âmbito deste programa.

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