Os Estados Unidos apresentaram esta quarta-feira a nova nota de 100 dólares, que começará a circular no dia 10 de fevereiro de 2011 e que foi concebida para combater melhor as falsificações. “Esta cédula emprega a melhor tecnologia disponível para nos assegurarmos de que nos adiantamos aos falsificadores”, declarou o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, na cerimônia de apresentação da nota em Washington.
Além de seu formato, a principal novidade da cédula é uma nova faixa de segurança azul em três dimensões na frente. Cruza a cédula de cima a baixo e contém imagens de sinos e o número 100, que parece se mover quando a nota é inclinada.
À esquerda está a efígie de Benjamin Franklin, um dos fundadores dos Estados Unidos, e à direita estão as imagens de uma pena, um tinteiro e o início da Declaração de Independência do país.
O novo verso representa a fachada do “Independence Hall” (na Filadélfia, nordeste, onde foi assinada a Declaração de Independência em 4 de julho de 1776). Além disso, o relógio agora indica 10h30 e não mais 04h10.
A nota de 100 dólares é a de maior circulação. O Federal Reserve estima que dois terços destas cédulas circulem fora dos Estados Unidos.