Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina…Eu pedi para usar preservativo e ele disse que nao

Oi Tina. Tenho um namorado; estou com ele a 3 meses e estávamos a fim de transar. Fui para casa dele rolou quando estávamos quase eu disse para ele usar o preservativo ele diz que não gosta do preservativo. Eu penso em usar pílulas mas dizem que reagem sempre que usas mas se por um acaso esqueceres ficas grávida; eu gosto dele e não quero me separar dele. O que eu faço?

Queridinha, quero pegar uma parte do teu relato para nossa análise conjunta. Não vejas isto como um julgamento, não te estou a julgar ou culpar. É apenas para pensarmos juntas no que esta a acontecer contigo. Tu dizes assim “…quando estávamos quase, eu disse para ele usar o preservativo ele diz que não gosta…”. Será que isto significa que vocês “avançaram” sem o preservativo?

Não lutaste um pouco pelo teu direito de tomar decisão sobre o que entra ou não no teu corpo? Estas apenas preocupada com a gravidez? Mas tu só conheces ele há 3 meses! Será que ele está saudável?

E tu? Eu sei que nas relações, os homens tem a tendência de fazer cara de maus e armarem-se em “chefes”, mas amiguinha o CORPO É TEU. Tu não és obrigada a usar a pílula só porque o teu namorado não gosta de usar o preservativo. O melhor que pode acontecer numa relação é vocês concordarem com um método correcto e saudável de prevenção da gravidez mas a coisa ainda mais importante é a prevenção das infecções de transmissão sexual, incluindo o HIV. Para isso deves tu mostrar firmeza com relação a aquilo que acreditas, e convidar o teu namorado carinhosamente a conversar.

Sugiro então que penses no teu futuro, e converses com o teu namorado sobre os riscos que vocês dois correm se não se protegerem. Os dois podem fazer o seguinte:

1) usar sempre o preservativo;

2) ir a uma Unidade de Aconselhamento e Testagem de Saúde fazer o teste do HIV juntos;

3) lá na unidade podem pedir aconselhamento sobre métodos de planeamento familiar. Cuida de ti, sempre!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!