Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estudantes são presos por rabiscarem foto do presidente do Burundi

Cinco alunos de uma escola de ensino médio foram presos no Burundi por rabiscarem sobre uma foto do presidente do país, Pierre Nkurunziza, que aparecia em um livro, informou a procuradoria burundense nesta terça-feira.

Os estudantes foram acusados de ultraje ao governante do Burundi, país que atravessa uma grave crise política e humanitária desde o ano passado desencadeada pela decisão de Nkurunziza de contrariar a Constituição e continuar no poder.

Ao todo, 11 estudantes do instituto Muramvya, no centro do país, foram detidos na sexta-feira passada e cinco deles, maiores de idade, permanecem na prisão dessa mesma cidade.

A foto do presidente, que mantém uma dura campanha de repressão política e contra a imprensa para calar os críticos ao seu terceiro mandato, estava no livro de ciências humanas dos alunos.

Segundo o procurador-geral do Burundi, Valentin Bagorikunda, dos 17 alunos detidos, seis foram postos em liberdade provisória por serem menores de idade. Os outros cinco, maiores de 18 anos, permanecem na prisão e podem ser condenados a penas de cinco a dez anos de reclusão.

Na semana passada, cerca de 300 alunos da escola de ensino médio de Ruziba, na área metropolitana de Bujumbura, foram expulsos pelo mesma motivo.

A crise do Burundi começou em Abril de 2015, quando Nkurunziza anunciou que se candidataria pela terceira vez às eleições, o que é proibido pela Constituição e viola os acordos que acabaram com uma longa guerra civil em 2005. Desde então, centenas de pessoas morreram e cerca de 250 mil se viram obrigadas a abandonar suas residências para fugir da violência.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!