Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Estudantes finalistas regressam dos distritos

Um grupo de 250 estudantes finalistas e recém-graduados de diferentes instituições de ensino superior em Moçambique regressou, domingo, às suas zonas de residência, depois de um mês de trabalho nos distritos.

Domingo, um grupo composto por 67 jovens vindos de Tete, Niassa, Cabo Delgado, bem como dos distritos da província de Maputo, chegou à capital moçambicana ao fim de uma missão nos chamados “pólos de desenvolvimento”. Movimento similar está a acontecer nas várias capitais provinciais do país. No presente ano, o projecto, que vai na sua quinta edição, abrangeu 86 distritos.

A ida destes jovens aos distritos insere-se no projecto “Férias Desenvolvendo os Distritos”, uma iniciativa da Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique (AEFUM). Na hora de regresso, os estudantes dizem estar satisfeitos com a experiência colhida no terreno, não obstante as dificuldades enfrentadas relacionadas com a adaptação nos primeiros dias. Para os mesmos foi possível conciliar a teoria apreendida ao longo dos anos de formação com a prática no terreno e sentir de perto o pulsar dos distritos.

A iniciativa Férias Desenvolvendo o Distrito arrancou em 2005, tendo já abrangido 117 distritos do país, 489 estudantes finalistas e recém-graduados. A iniciativa resultou na colocação de 194 quadros nestas zonas. A mesma visa ajudar a desenvolver os distritos, considerados pelo governo moçambicano como sendo “pólos de desenvolvimento”, através da colocação de quadros qualificados. A Associação dos Estudantes Finalistas Universitários de Moçambique é uma organização constituída por cerca de 3.000 estudantes finalistas e recémgraduados de todas as instituições de ensino superior de Moçambique e na diáspora.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!