Arrancou, esta sexta-feira (22), em todas as delegações, o ano académico da Universidade Pedagógica (UP). Na província de Nampula, Norte de Moçambique, a cerimónia de abertura teve fraca participação dos estudantes, facto que preocupou os dirigentes daquela instituição de ensino superior.
A presidente da Associação dos Estudantes da Universidade Pedagógica nesta parcela do país, Taulia Momade, justificou as ausências com o envolvimento dos estudantes no programa férias desenvolvendo o distrito, com término previsto para 28 de Fevereiro corrente.
À semelhança do que tem sido habitual, houve uma aula sapiência subordinada ao tema “Transversalidade na Educação”, ministrada pelo Professor Doutor Mateus Katupa, com o qual pretendia despertar nos estudantes a necessidade do domínio do uso das novas tecnologias de informação, uma vez que é a base da luta pelo processo de formação de uma sociedade.
Por seu turno, o director da UP, delgação de Nampula, Mário dos Santo, disse que este ano a sua instituição vai introduzir um novo curso de Geologia Mineira, com habilitações em Engenharia Mineira. A primeira turma será composta por 35 formandos.
Neste contexto, em Março do ano em curso será equipado o laboratório de geologia com um material específico importado da Alemanha. A encomenda já foi feita.
Para além dessas acções, a UP vai, de acordo com Dos Santos, ter 20 novas salas de aulas que estavam em construção há sensivelmente quatro anos.
Neste ano académico, a delegação de Nampula irá funcionar com mais de sete mil estudantes distribuídos em 30 cursos que serão leccionados por 251 docentes, entre licenciados, mestres e professores doutores.
