Dois estudantes da Academia Marechal Samora Machel e um oficial das Forças Armadas da Defesa de Moçambique (FADM) em Nampula encontram-se detidos por ofensas corporais qualificadas, depois de terem agredido fisicamente um cidadão no bairro de Mutauanha, arredores da cidade de Nampula.
Os estudantes de 20 e 22 anos de idade e um oficial da Academia Militar de 24 anos teriam abordado aquele cidadão de César dos Santos, de 29 anos de idade, às 00h00, e agredido com recurso a um cinturão militar, tendo este ficado com os sentidos embotados, porém, graças à intervenção policial o indivíduo saiu com vida.
Segundo dados policiais, os três indivíduos abordaram ao César dos Santos e exigiram-no acompanha-los a casa de um outro cidadão que teria esmagado celular do oficial das FADM. Dados clínicos indicam que a vítima teve politraumatismo por quase todo o corpo.
César dos Santos se encontra neste momento hospitalizado e a receber tratamentos médicos intensivos. Inácio João Dina, porta-voz da PRM em Nampula, disse que já foi lavrado um auto e foi submetido a Polícia de Investigação Criminal onde vai ser levado ao tribunal para responsabilizar os autores dos crimes.
Dina fez saber a nossa reportagem que em relação aos estudantes caso sejam condenados podem vir a perder a sua formação académica devido ao comportamento.