Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Especial ecologia para crianças

Ecologia não é palavra complicada. Quer dizer, em grego: “estudo da casa”. Não só da nossa casa, onde moramos, mas a “casa de todos”: o mundo. Porque todos vivemos dependendo uns dos outros. Assim, Ecologia quer dizer: estudo do mundo. Como anda o mundo, como ele se formou e como está a comportar-se, porque tudo o que fazemos ou aquilo com que mexemos tem de ser estudado, pesquisado, e, por fim, respeitado.

A ecologia estuda, ainda, tudo que acontece com o clima dos países, produção, trabalho, moradia, qualidade de vida etc. A ecologia quer que o mundo seja consertado, para que não se derrubem as florestas, não se acabem os animais, os pássaros, as baleias…

Não se deve desmatar, as árvores ajudam a limpar o ar, tirando gases que estão a circular devido aos veículos (automóveis, camiões, tractores, aviões) e às indústrias. Os animais vivem, geralmente, dentro da mata, onde se encontram quantidades apreciáveis de árvores de todos os tipos, além de vegetação rasteira, flores, gramas e capins. Qualquer animal deve ser preservado, deve viver no seu próprio lar, que é a floresta.

Apanhar animais ou pássaros, para mantê-los em jaulas e gaiolas é um grande acto de maldade; mas existem também animais criados em cativeiro que já não podem viver em liberdade. Se fossem todos libertados, morreriam de fome, pois já não sabem procurar comida. Com o aumento da população, novos inventos foram aparecendo.

A pequena produção teve de sofrer modificações, para atender ao consumo. A geleira é um desses inventos atrapalhados, pois os gases utilizados no seu equipamento (clorofluorcarbono) é que estão a destruir a camada de ozono do planeta.

O que precisamos é de pensar seriamente nas coisas que estamos a fazer; se elas estão de facto a ser úteis para a humanidade, ou estamos apenas a juntar mais lixo sobre a terra, perturbando a cabeça dos povos, ou destruindo as bases da nossa civilização.

Curiosidades:

•Todos produtos químicos acabam por ir para os rios e acabam por envenenar os rios, matando os peixes e estragando a água, que é bebida por homens e animais. •Não se pode plantar de qualquer maneira, existem estudos para cuidar do solo.

•Os insecticidas podem envenenar o ambiente, ou seja, o ar que nós respiramos e causar muitas doenças. •Você sabia que a gralha azul planta os pinheiros? Ela transporta o pinhão no bico e deixa-o em qualquer lugar, fazendo, assim, o plantio. •Quando as abelhas procuram flores de cereais plantadas, para fazer a polinização, acabam por ingerir insecticida e morrem.

•Não se deve desmatar, pois isso implica mexer no clima e no solo. •As cidades com poucas árvores ficam muito quentes e as chuvas caem de forma desorganizada, causando inundações, que destroem casas e matam pessoas.

Dicas para uma Vida Consciente

Nem sempre as crianças estão conscientes de que, da hora em que acordam à hora em que vão dormir, realizam inúmeras actividades que podem ter grande impacto no meio ambiente como um todo e nos suprimentos de recursos naturais da Terra. Algumas dessas actividades (lavar o chão, atirar lixo para locais impróprios, fazer compras, etc.) podem trazer consequências dramáticas. Abaixo, relacionamos sugestões simples que podem ajudar a mudar esta realidade.

Como economizar energia

Para começar, as crianças não devem mexer em aparelhos eléctricos, tomadas ou lâmpadas. Desligar o rádio ou aparelhagem, a TV, o computador, ou a ventoinha, se não estiverem a ser usados; Evitar acender qualquer lâmpada durante o dia, utilizando melhor a iluminação natural; O ar condicionado é um dos “vilões” no consumo de energia, e deve ser utilizado o mínimo necessário; ao usar o ar condicionado, manter portas e janelas fechadas para evitar a entrada de ar do ambiente externo (mais quente); O chuveiro eléctrico é responsável por mais de 25% do consumo de energia de uma residência. Para economizar energia no chuveiro, deve-se limitar o tempo debaixo da água quente ao mínimo possível.

Como economizar água

No banho – evitar manter o chuveiro aberto durante todo o banho. Para tomar banho de forma ambientalmente consciente, a pessoa deve: molhar-se, fechar o chuveiro, ensaboar-se e abrir a torneira para enxaguar;

Ao escovar os dentes, utilizar um copo de água, e não a torneira aberta. Assim, são economizados muitos litros de água; Ao utilizar a descarga do vaso sanitário, verificar se a válvula não tem defeito; nunca atirar lixo e restos de comida no vaso sanitário; Lavar louça com a torneira permanentemente aberta pode desperdiçar 100 litros de água. A louça deve ser ensaboada com a torneira fechada e depois enxaguada toda de uma vez; No jardim, deve-se usar mangueira com regador.

No Inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite; Evitar lavar o carro com mangueira, pois podem ser gastos 600 litros de água de uma vez. Lavar o carro com água em balde, para ensaboar e enxaguar. Lavar o quintal e a calçada com vassoura – e não usando mangueira de água. Se for preciso usar água, utilizar balde, de preferência reaproveitando a água usada.

O lixo

Uma boa ideia para pensar em soluções para os problemas do lixo são os 4 Rs (“quatro erres”): reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. Mas é importante lembrar que, para ter um bom resultado na melhoria do meio ambiente, os 4 Rs devem ser trabalhados igualmente.

R de Reduzir

O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é reduzir a quantidade do que consumimos. Nas lojas, por exemplo, podemos escolher produtos com pouca embalagem ou com embalagens mais resistentes e reutilizáveis. Para levar as compras para casa, porque não levar uma sacola mais resistente, para evitar o uso de muitas sacos de plástico? E na altura de escolher os bens duráveis, como fogão e geleira, o que se deve fazer é escolher modelos de melhor qualidade, com garantia, que durem mais, reduzindo a necessidade de comprá-los de novo em breve.

R de Reutilizar

Reutilizar significa guardar coisas que normalmente seriam deitadas fora e usá-las de novo. É uma forma de aproveitar os produtos sem que eles tenham passado por qualquer tipo de alteração ou processamento. Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas. Uma garrafa transforma-se num vaso de plantas, a camisa velha pode ser usada como pano de chão, e assim por diante. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais de uma vez todas as coisas que consumimos, o quanto estaremos a diminuir o lixo de casa!

R de Reciclar

Depois de evitar consumir coisas desnecessárias e de reaproveitar outras, agora é altura de pensar em reciclar. Reciclar é transformar uma coisa velha numa coisa nova. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.

Reciclar é, por exemplo: transformar papel usado em pasta de papel e depois fazer papel novo a partir dessa pasta; esmagar garrafas de vidro usadas em bocadinhos pequeninos e derretê-los para fazer novos produtos em vidro; e derreter latas de alumínio usadas, prensar o material derretido em folhas e moldar estas folhas em novas latas ou outros produtos de alumínio.

R de Repensar

Quando falamos neste quarto R, estamos a querer repensar os nossos hábitos de consumo que, muitas vezes, são exagerados. É preciso parar e pensar antes de cada compra. O consumismo – comprar, comprar, comprar, mesmo que aquilo não seja necessário – traz ainda mais problemas para o planeta. Causa o esgotamento dos recursos naturais (ou seja, vão-se acabando a madeira, as reservas de metais, os animais, etc.), e a poluição das águas, do ar e do solo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!