Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Escritores moçambicanos em Angola

Os escritores moçambicanos Eduardo Quive, Amosse Mucavele, Dinís Muhai, Luís Cezerilo e Filimone Meigos representam o Moçambique na 1ª Bienal Internacional de Poesia que decorre desde ontem, 21 de Março até 21 de Abril próximo. Os primeiros dois que são membros do Movimento Literário Kuphaluxa partiram ontem com destino à Luanda.

Além dos escribas angolanos, o evento irá associar cerca de 20 escritores dos demais países africanos de expressão portuguesa, dos quais cincos destes são moçambicanos.

O evento é organizado pela União dos Escritores Angolanos entidade que patrocinou a deslocação dos escribas moçambicanos.

Com esta iniciativa pretende-se promover o intercâmbio literário e cultural entre autores membros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, tendo como vista desencadear uma reflexão sobre os vários campos da literatura com destaque para a poesia.

Para o Movimento Literário Kuphaluxa, a participação destes dois membros que se dedicam à arte da escrita bem como ao activismo literário constitui uma oportunidade que irá contribuir para engrandecimento da literatura moçambicana, estimulando as (novas) tendências juvenis a que assumem um espaço de destaque.

Sabe-se porém que, na sua apresentação, Eduardo Quive irá dissertar sobre o tema “Os territórios da Poesia” num painel que será composto por poetas angolanos (João Melo), de São Tomé e Príncipe (Conceição Lima) e de Timor Leste (Luís Costa).

Por sua vez, Amosse Mucavele irá desmistificar as dimensões da poesia no campo da literatura africana de expressão portuguesa. Daí que a sua dissertação se configura num formato de indagação.

“A Poesia: Uma Realidade Supra Sensível?”. O painel em que Amosse Mucavel realizará a sua comunicação estarão presentes escritores como angolanos como Roderick Nehone e John Bella. Bem como Jorge Melicias e Tony Cheka, respectivamente de Portugal e Guiné-Bissau.

Recorde-se que Eduardo Quive também é jornalista. No campo da literatura destaca-se por ter conquistado dois prémios internacionais na poesia em concursos promovidos em países como Itália e Brasil. Este autor tem em preparação a publicação da sua primeira obra poética para este ano.

Amosse Mucavele, que é ensaísta e criador poético, possui um prestígio literário notório no espaço internacional. Tem participado em antologias, como co-organizador no Brasil, onde também corresponde em revistas literárias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts