A escassez de agua potável que se faz sentir na cidade de Nacala- Porto, está a influenciar negativamente no aproveitamento pedagógico sobretudo no ensino primário nível. É que a maioria dos alunos que frequenta o primeiro turno matinal regista atrasos sistemáticos as aulas situação que se reflecte no aproveitamento pedagógico uma vez que os pais e encarregados de educação obrigam os seus educandos a procurar agua logo as primeiras horas da manha para as necessidades primarias da família.
A nossa reportagem constatou que os alunos que iniciam as suas aulas as 06.30 horas chegam sistematicamente atrasados na escola não sendo por consequência permitidos a entrar na sala por parte dos seus professores. Este fenómeno regista-se com maior frequência com os alunos das terceiras a Sexta classe onde o aproveitamento pedagógico não acalenta esperança nos dois primeiros trimestres do ano escolar em curso.
Uma mãe surpreendida pelo Wamphula fax na companhia de Três dos seus Sete filhos, disse que “estas crianças não podem ir a escola sem fazer a higiene individual porque não é humano, e o normal nós saímos de casa logo as primeiras horas a procura de agua que temos conseguido numa fonte que dista cerca de Três quilómetros da minha casa aqui em Ontupaia”- lamentou Jorge Matola, director da empresa aguas de Nacala referiu a propósito da escassez de agua naquela cidade explicando que o fenómeno é mais notórios nos bairros de expansão nomeadamente Ontupaia, Mathapue e Triangulo localizados na parte alta da urbe.
Avançou que naquele ponto não existe alternativas para a abertura de furos uma vez o lençol freático localizar-se muito abaixo dos níveis aceitáveis para realização de trabalhos do género. Abílio Monteiro, director do sector de educação, juventude e tecnologia em Nacala, reconheceu que a escassez de agua está a comprometer os esforços do governo no sentido de educar e formar o Homem, “porque é um facto numa casa sem agua as realizações da família ficam automaticamente comprometidas”.
Alongou que o seu sector está a potenciar a construção de novas escolas com reservatórios de grande capacidade para retenção de agua para ultrapassar as necessidades dos alunos e da limpeza do estabelecimento. Destacou ainda que o nível primário do segundo nível é aquele que onde se registam muitas faltas por parte dos alunos e baixo aproveitamento pedagógico