Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Erupção deixa 100 mil desabrigados e fecha aeroportos na Indonésia

Mais de 100 mil pessoas fugiram das suas casas, e muitos voos foram cancelados, sexta-feira (14), em Java, a ilha mais populosa da Indonésia, por causa de uma erupção vulcânica que expele cinzas e areia a uma altura de 17 quilómetros.

A nuvem provocada pela erupção da noite da quinta-feira no monte Kelud, no leste da ilha, deslocou-se para o oeste de Java, levando ao fecho de sete aeroportos, nos quais milhares de passageiros ficaram retidos. Os dois únicos aeroportos javaneses que continuam abertos são dois em Jacarta, a capital do país.

“Mais de 100 mil pessoas foram retiradas e cerca de 200 mil pessoas foram afectadas”, disse por telefone Sutopo Nugroho, porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres. “Há algumas pessoas num raio de dez quilómetros, mas elas estão a ser retiradas, então agora a área está vazia.”

O monte Kelud fica cerca de 90 quilómetros ao sul de Surabaya, centro industrial e segunda maior cidade da Indonésia. Seu aeroporto fechou, como também os de Bandung, Yogyakarta, Solo, Malang, Semarang e Cilacap, onde há uma importante refinaria de petróleo.

Uma fonte do Ministério dos Transportes disse que os aeroportos devem reabrir na manhã de sábado. A Indonésia, quarto país mais populoso do mundo, tem 130 vulcões activos. Nugroho disse que a erupção do Kelud já terminou, mas que as cinzas se espalharam a até 500 quilómetros de distância para oeste e noroeste.

As TVs locais mostraram aviões, ruas e casas cobertas por uma espessa camada de poeira cinza. No maior templo budista do mundo, nos arredores de Yogyakarta, a mais de 130 quilómetros do local, funcionários se apressavam em cobrir estátuas com plásticos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!