Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Erosão ameaça desalojar famílias em Nampula

Mais de 100 famílias dos bairros de Napipine, Carrupeia, Muahivire e Muhala-Expansão, na cidade de Nampula, correm o risco de ficar ao relento devido à erosão que ameaça que destruir as suas residências, uma situação que é provocada pela extracção desenfreada de areia para a construção civil e que se agrava época chuvosa.

Caetano Miguel, director do Departamento do Meio Ambiente, Água e Energia no Conselho Municipal de Nampula, disse que as zonas acima referidas constam da lista dos lugares mais críticos por se localizarem nas regiões baixas. Este problema é, também, favorecido pela ineficiência das valas de drenagem no escoamento das chuvas.

Entretanto, a edilidade, segundo o responsável, está a desenvolver actividades com vista a sensibilizar as comunidades a abandonarem as zonas em causa para evitar mortes, mas ainda não houve sucesso nesse sentido.

Aliás, as últimas chuvas provocaram a morte de mais de uma dezena de pessoas nas áreas afectadas pela erosão e num estado grave como a de Napipine, Carrupeia, Muahivire e Muhala-Expansão, o que revela o fracasso das acções da edilidade. Até o final do ano passado, indicou Caetano Miguel, mais de 80 famílias que residiam em zonas consideradas propensas à erosão foram reassentadas nos bairros de Namicopo e Natikiri.

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!