O distrito de Eráti, província de Nampula, passou , a partir do dia 13, a beneficiar da energia de Cahora Bassa, na sequência da segunda fase do Projecto de Electrificação Rural de Cabo Delgado, que preconiza a construção de duas subestações de energia em Metoro (110/33KV, 16MVA) e em Montepuez (33/11KV, 2×2,5MVA) e a construção de linhas de média tensão para Montepuez, Ancuabe, Chiúre e Namapa.
Nesse âmbito, o projecto de Namapa consistiu na construção de aproximadamente 30 quilómetros de linha a 33KV entre Chíure e Namapa, incluindo a montagem de cabos de Média Tensão a 33KV na ponte do rio Lúrio, numa extensão de 600 metros; montagem de três Postos de Transformação e ligação imediata de aproximadamente 70 clientes.
O projecto de Electrificação Rural de Cabo Delgado Fase II foi financiado pelo BADEA e EDM no valor global de 10.750.000,00 USD. A conclusão do Projecto de Electrificação Rural de Namapa vai permitir que a EDM acelere a electrificação de várias zonas do distrito e, ao mesmo tempo, viabilizar as actividades sócio-económicas da região, contribuindo, assim, para o melhoramento da vida das populações.
De entre os seus principais consumidores, como seja o hospital, moageiras, escolas, bomba de combustivel, instituições públicas e privadas entre outros, o destaque vai para a Fábrica de Algodão Plexus, cuja potência instalada do seu posto de transformação deverá ser de 630KVA. O objectivo deste projecto é promover o desenvolvimento das principais infra-estruturas existentes nos distritos do norte e centro do País.
Outras zonas serão posteriormente identificadas, através da implementação do programa de Electrificação Rural, para permitir, numa primeira fase, a ligação de consumidores domésticos, seguindo-se de pequenas e grandes indústrias, consumidores de média tensão e um número considerável de consumidores na área do comércio e serviços.