Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Entre 23 e 27 de Maio leve o seu filho menor à vacinação contra o Sarampo

O sarampo é um dos organismos mais infecciosos que o homem conhece, pode causar pneumonia, encefalite e convulsões, é muito frequente nas crianças, ocorrendo entre os 2 e os 10 anos, e é muito contagioso. Segundo o UNICEF, Moçambique sofreu três surtos de sarampo na última década, mas, como resultado de campanhas de vacinação, regista-se uma redução significativa dos casos reportados no país, de mais de 12,000 em 2005, para menos de 568 em 2009.

O sarampo começa com um período de incubação de uma a duas semanas, caracterizado por dores de garganta (garganta vermelha com placas brancas) ou pela presença de manchinhas vermelhas, com um ponto branco no meio, junto à comissura dos lábios.

No período pré-eruptivo, que leva de três a cinco dias, observa-se uma inflamação dos olhos, nariz e garganta com lacrimejo, espirros e tosse seca por acessos; a febre sobe acompanhada por perda de apetite, calafrios e diarreia; a febre cai na véspera da erupção. Por fim surge a erupção; começa sempre na face; parece uma picada de pulga, localizando-se primeiro no rosto para depois alastrar-se pelo resto do corpo; as manchinhas rosadas, pouco salientes e aveludadas ao tacto, empalidecem ao cabo de cinco dias, ao passo que os fenómenos inflamatórios persistem agravando-se; a febre sobe novamente para atingir o seu máximo. Quando a febre cai, vem acompanhada de descamação que começa pelo quinto dia da erupção e dura por volta de uma semana.

Em Moçambique, tal como no mundo, o sarampo continua a ser a primeira causa de morte entre as doenças que podem ser evitadas através da vacinação. Com vista a acelerar a eliminação do sarampo como um problema de saúde pública em Moçambique, e reduzir a mortalidade de menores de cinco anos, o Ministério da Saúde, o UNICEF, a OMS e outros parceiros vão realizar uma campanha de vacinação entre 23 e 27 de Maio de 2011. Segundo um comunicado do UNICEF Moçambique, a campanha de vacinação será parte da primeira ronda das semanas de saúde nacionais para 2011 e irá atingir mais de 3,6 milhões de crianças de 6 a 59 meses de idade com o pacote básico e económico das intervenções incluindo vacinação contra o sarampo, suplementação de Vitamina A e desparasitação com Mebendazol.

Mais de 19 mil trabalhadores (entre profissionais de saúde, motoristas, mobilizadores sociais e trabalhadores comunitários de saúde), distribuídos em mais de 2,400 equipas serão mobilizados por todo o país com a meta de cada grupo vacinar cerca de 1,500 crianças em cinco dias. Para o sucesso desta campanha de vacinação, é fundamental que todos os adultos com crianças de 6 a 59 meses de idade levem estes menores à unidade sanitária mais próxima para serem vacinados.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts