O ensino profissional em Moçambique regista um crescimento significativo, e conta actualmente com 44 escolas, distribuídas em diversas partes do país.
O facto foi anunciado, Quarta-feira (18), em Maputo, pela Vice-Ministra da Educação, Leda Hugo, durante a apresentação do relatório sobre a avaliação do estágio actual do ensino técnico-profissional em Moçambique.
Segundo Hugo, nos últimos anos parte considerável de escolas privadas passou a oferecer cursos técnico-profissionais por ser uma actividade rentável.
Segundo a fonte, comparando com as outras escolas de ensino geral, as escolas técnico-profissionais são as que registam um maior aproveitamento pedagógico, actualmente calculado em cerca de 85 por cento, bem como uma maior interacção com o sector produtivo e comunidade.
“Em temos de expedição, a maioria dos jovens formados no ensino técnico profissional estão empregados, auto-empregados ou então a concluir a formação superior”, disse Hugo.
Actualmente, o governo moçambicano aposta na criação de um maior número de escolas técnico-profissionais. Nos casos onde apenas existem escolas técnicas do nível básico, o governo tenciona transformá-las em escolas profissionais do nível médio.
Refira-se que actualmente o governo moçambicano está preocupado com a escassez de mão-de-obra especializada para satisfazer a demanda dos grandes projectos envolvidos na exploração de recursos minerais, sobretudo gás natural e carvão mineral na região norte do país.
O crescimento do número de escolas técnico-profissionais está inserido num programa designado “Rede de Escolas Profissionais”, iniciado em 2001 com o apoio da Cooperação Portuguesa.
Uma resposta
Boa tarde. Podem informar uma escola que tenha a especialidade de Reparador de Carroçarias Automóveis? Em portugal a esta profissão da-se o nome de Bate Chapas.
Sou formador desta área profissional a qual comporta também desenho de construções mecânicas (desenho Técnico), e tecnologia automóvel. Tenho mais de 20 anos de experiência de ensino desta profissão a jovens e adultos, apesar de ser Licenciado em Sociologia e Mestre em Ciências da Educação.
Gostava de trabalhar em Moçambique.
Obrigado