A Coreia do Sul acaba de disponibilizar cerca de 35 milhões de dólares norteamericanos para construção, a partir de 2012, de três centrais fotovoltáicas destinadas à produção de electricidade com base na energia solar, na província nortenha do Niassa.
O financiamento foi disponibilizado pelo Exim Bank da Coreia do Sul e prevê beneficiar cerca de 50 mil residentes dos distritos de Muembe, Mecula e Mavago, segundo o Fundo de Energia (FUNAE), instituição adstrita ao Ministério da Energia, salientando que a iniciativa surge em resposta às solicitações do Governo moçambicano visando conferir um maior apoio à estratégia de aproveitamento de energias renováveis.
Até 2014, Moçambique conta electrificar todos os seus distritos com base na energia de Cahora Bassa e através de uma maior utilização de energias renováveis por serem “mais baratas e sem necessidade de executar grandes construções de infra-estruturas”, realça ainda o FUNAE.
Estima-se que pouco mais de dois milhões de moçambicanos consomem energia eléctrica produzida com base em sistemas solares.