Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empresas têm extintores mas não sabem usá-los

Muitas empresas, instituições e estabelecimentos comerciais possuem extintores e outros equipamentos de combate a incêndios, mas algumas não têm pessoal treinado para manusear esses instrumentos.

Esta é uma das constatações do Serviço Nacional de Salvação Pública (SENSAP) que, no âmbito de actividades preventivas, realizou 48 inspecções e 18 vistorias a estabelecimentos comerciais, instituições públicas, durante a semana passada.

“Todos os estabelecimentos vistoriados possuíam extintores dentro do prazo, mas parte dos trabalhadores não tem noções básicas sobre a sua utilização”, disse o porta-voz do SENSAP, David Cumbane, falando, Segunda-feira, no habitual briefing semanal com a imprensa, sublinhando, contudo, que as empresas com esse problema são em menor número.

Na sua intervenção, Cumbane disse que não basta ter extintor, é preciso que as empresas tenham pessoal habilitado para operar os materiais.

“O ideal seria que depois da pessoa comprar extintor vir para aqui para ser formado. Nós explicamos para que serve um determinado extintor. Porque os extintores têm cinco classes e nem todos servem para a mesma função”, explicou Cumbane.

Com a excepção desse problema, o porta-voz do SENSAP disse que todos os 48 estabelecimentos comerciais e instituições públicas inspeccionados possuíam condições de segurança contra incêndios, com destaque para bocas-de-incêndio ou carretéis, extintores portáteis instalados, sinalética de segurança, bem como alguns trabalhadores com noções básicas sobre a protecção contra incêndios.

Por outro lado, os bombeiros registaram 16 ocorrências durante a semana passada, havendo três considerados relevantes, dos quais um incêndio, um acidente de viação e queda de uma criança.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!