Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Empresas espanholas injectam um bilião de meticais em Moçambique

As cerca de 50 empresas espanholas que operam no mercado moçambicano aplicaram, nos últimos três anos, cerca de USD 35 milhões, o equivalente a pouco mais de um bilião de meticais, em vários projectos ligados aos sectores de infra-estruturas, pescas e agricultura.

O montante coloca a Espanha no grupo de 10 principais países do mundo com maior volume de investimento em Moçambique, segundo Amélia Nakhare, vice-ministra da Planificação e Desenvolvimento, falando esta quartafeira, em Maputo, durante o encontro empresarial Moçambique-Espanha.

O evento juntou representantes de 35 empresas espanholas dos sectores de Energia, Meio Ambiente, Águas e Infra-estruturas de Transporte, bem como agentes económicos nacionais interessados em estabelecer parcerias com firmas daquele país europeu.

O encontro tinha como objectivo facilitar a identificação de oportunidades de investimento de empresas espanholas em Moçambique, país que é cada vez mais cobiçado por investidores de quase todo o mundo devido à presença de gás natural e outros recursos naturais importantes para a economia mundial.

A delegação espanhola ao encontro foi chefiada pela conselheira delegada do Instituto Espanhol do Comércio Exterior (ICEX), Maria Coriseo González-Izquierdo, que na ocasião anunciou a disponibilização pelo seu país de 75 milhões de euros para apoiar projectos hispano-moçambicanos no país.

Refira-se que o sector ferroviário espanhol está presente nos cinco continentes e Espanha conta com a segunda rede mais extensa de alta velocidade do mundo e a primeira a nível da Europa.

Por essa razão, o ministro da Indústria e Comércio, Armando Inroga, convidou as firmas espanholas a aproveitarem as “excelentes” oportunidades de investimento para construção e/ou modernização da rede ferroviária moçambicana, por ser uma “área com cada vez maior importância para o escoamento dos vários recursos naturais estratégicos recentemente desco- bertos no país”, salientou o governante.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!