Empresários turcos com interesses em diversos sectores de actividade criaram um grupo destinado a combinar os seus esforços no sentido de investirem em Moçambique. Trata-se do “Ufuk Group of Companies”, criado por homens de negócio de diversos sectores e que, recentemente, visitaram Moçambique.
Com este grupo, eles tencionam trabalhar conjuntamente para promover a Turquia em Africa e melhorar as relações comerciais entre os dois países. Em entrevista a agência de notícias Anatólia, o Presidente do Conselho Executivo deste grupo, Ibrahim Ozelgul, disse que decidiram investir em Moçambique depois da Confederação dos Empresários e Industriais da Turquia (TUSKON) ter desafiado os homens de negócios locais a “abrirem-se ao mundo”.
Segundo Ozelgul, este grupo, que conta com oito parceiros, opera nas áreas de construção, mobiliário e de produtos alimentares. “Depois de realizarmos uma visita a Moçambique, constatamos a existência de oportunidades de investimentos.
Mais tarde, realizamos diversos estudos do mercado e eventualmente decidimos ir para lá. TUSKON abre novos horizontes”, disse a fonte. “Com a ajuda da Associação dos Empresários Jovens de Erzincan (EGIAD), eu vim e me estabeleci em Maputo, a capital moçambicana. Cinco dos nossos parceiros estão também em Maputo. Todo o nosso negócio envolve a Turquia. Estamos a tentar contribuir para Moçambique e para o nosso país também”, disse ele. “Moçambique é um país aberto ao desenvolvimento.
Eu identifiquei 75 a 80 áreas para o investimento. Nós aconselhamos os empresários turcos a investirem neste país. Mas é necessário uma estrutura de capital forte, já que um negócio com capitais limitados pode enfrentar problemas”, disse Kenan Aydm, do Ufuk, que também tem interesses em Moçambique.